"THERION"
11/05/2018 - Carioca Club - São Paulo - SP
Apresenta: "Beloved Antichrist Tour"

Por Karina Stoker | Foto: Nicolas Loos
(publicada em 15, mai, 2018 | 20H46)

A identidade operística permanece firme e forte.

Sexta-feira, clima refrescante na capital paulista e nas portas do Carioca Club, já se aglomeravam uma multidão, todos ansiosos para o espetáculo de três bandas de ótima qualidade.

A primeira a se apresentar às 20h50, foi a banda "The Devil", banda composta por apenas instrumentais de guitarras, baixo e bateria, com quatro integrantes literalmente misteriosos que usam máscaras bem macabras com um sorriso irônico.

Eles levam o espetáculo, com a maior tranquilidade, nos deixando um tanto concentrados a cada música tocada, com duração de 35 minutos, foi realmente surreal assistir a esse show com ótimas composições e sentir um certo "medo", por conta do estilo da banda.


Logo mais, com um pequeno intervalo para a troca dos instrumentos, entra a banda "Cellar Darling", com a linda e simpática, Anna Murphy, Ivo e Merlin, ambos também ex-"Eluveitie", fazem parte da banda deixando assim, uma combinação Épica entre gêneros musicais, misturando rock, metal e melodias folk.

A apresentação, mesmo também tendo um curto tempo, deixou a galera encantada. Anna, sempre sorrindo e agradecendo a presença de todos.

A casa infelizmente não estava tão lotada, ao término do som, que deixou os fãs ainda mais animados e aquecidos, enchia um pouco mais.

Therion entra com tudo apenas com um atraso de 10 minutos, deixando a galera de cabelos em pé. "Theme of Antichrist" é tocada, faixa do novo disco "Beloved Antichrist", e novamente vemos o Therion colocar seu metal sinfônico pra funcionar de um jeito inexplicável.

Eles agradecem e logo em seguida tocam "The Blood of Kingu", música do album "Siriu B", com 100% Heavy Metal, com vocais 100% Heavy Metal, que chega até lembrar muito as pegadas do Primal Fear.


Mesmo com tantos trabalhos, Therion nunca desanima, eles possuem uma beleza que continua a fascinar os fãs a cada música composta. Agora eles dão continuidade com "Din" e com mais duas faixas do disco novo "Bring Her Home" e "Night Reborn", ambas bem trabalhadas e sempre soando lírico e o mais erudito e clássico possível. Em seguida, eles tocam "Nifelheim", música que fala do local considerado o pior dos mundos, o Reino do Gelo. Essa música tem o mais interessante jogo de vozes criado pela banda, onde temos três conjuntos que cantam frases diferentes ao mesmo tempo mas que se harmonizam perfeitamente.

Na sequência "Ginnungagap", "Typhon" e "Temple of New Jerusalem", "An Arrow from the Sun", "Wine of Aluqah" e a "baladinha", "Lemuria", com aquele refrão que é simplesmente fantástico, daqueles que ficam marcados na cabeça na primeira ouvida.

Thomas Vikström como sempre super simpático com os fãs, sempre sorrindo e agradecendo. Agora continuando sem parar "Cults of the Shadow", "The Khlysti Evangelist", "My Voyage Carries On" e "The Invincible".

Therion sempre com um trabalho de vozes impecáveis. Aqueles corais masculinos e femininos se sobrepõem cantando cada um uma frase diferente, gera uma sonoridade farta em riqueza.

Eles continuam com a "Der Mitternachtslöwe" e a linda "Son of the Staves of Time", música de um dos álbuns mais acessíveis do Therion, "Gothic Kabbalah", é pesada, épica e gótica, mas de fácil assimilação.

Em seguida, "The Rise of Sodom and Gomorrah" e pra fechar o show, a "To Mega Therion", relativamente rústica, porém dona de uma frieza e densidade espantosa, com riffs cavalares e eficazes. Com sua essência ao longo dos anos, eles seguiram fazendo seu metal mais básico, quase sem firulas técnicas. Duas horas de show, e eles transmitem aos fãs aquela vontade de ficar, e o gostinho de quero mais, simplesmente divino.


SET LIST: 1. Theme of Antichrist / 2. The Blood of Kingu / 3. Din / 4. Bring Her Home / 5. Night Reborn / 6. Nifelheim / 7.Ginnungagap / 8. Typhon / 9. Temple of New Jerusalem / 10. An Arrow from the Sun / 11. Wine of Aluqah / 12. Lemuria / 13. Cults of the Shadow / 14. The Khlysti Evangelist / 15. My Voyage Carries On / 16. The Invincible / 17. Der Mitternachtslöwe / 18. Son of the Staves of Time / 19. The Rise of Sodom and Gomorrah / 20. To Mega Therion.