"ERASURE"
12/05/2018 - Vivo Rio - Rio de Janeiro - RJ
Apresenta: "World Be Gone"

Por Lucas Amorim Passos / Foto (divulgação)
(publicada em 22, mai, 2018 | 15h01)

Reconhecido como um dos maiores artistas britânicos da atualidade e destaque da música eletrônica há três décadas, o duo Erasure,  finalmente retornou ao Brasil com a esperada "World Be Gone Tour", e é claro que o Rio de Janeiro não poderia ficar de fora dessa festa que foi inesquecível para todos no Vivo Rio, local escolhido para essa apresentação.
 
Falando um pouco da turnê, esta  comemora e divulga  o álbum homônimo da dupla britânica, que já emplacou sucessos como “Love You to the Sky”, “World Be Gone” e “Just a Little Love, e  desde seu lançamento, no ano passado, o álbum alcançou o top 10 de vendas do Reino Unido e angariou elogios da imprensa local e é claro que o Brasil tinha que ver esse espetáculo de um trabalho tão aclamado.
 
Formado pelo vocalista Andy Bell e pelo tecladista e guitarrista Vince Clarke (que tocou no Depeche Mode e no Yazoo), o Erasure estourou em 1986, onde  emplacou vários sucessos, como a mega popular  "A Little Respect", "Ship of Fools" e "Blue Savannah", se tornando hoje referencia na música eletrônica além de um dos duos mais respeitados da atualidade.
 
Da apresentação e set list, além das novas músicas, a banda apresentou também os seus grandes hits como “Oh L’Amour”, lançado em  1986, que virou um hino gay na época, “Ship of Fools”, do álbum The Innocents (1988), além de  “A Little Respect” e “Blue Savannah”. Em “Sweet Summer Loving”, música do aclamado último álbum, Bell disse que cantaria sobre um amor que lhe deu a paixão pela vida novamente, emocionando a todos os presentes.

Andy em uma entrevista, disse que já estava ciente que muitas pessoas vão ao show esperando ouvir os hits antigos, e ele não tem problema nenhum com isso, isso foi claramente percebido. mas não podemos negar que  a recepção das músicas do novo disco foi mais  morna em relação aos hits como "Just A Little Love", "Victim of Love", "Love To Hate You", por exemplo.

Outro destaque do show, ficou para o ótimo  palco, que inclusive, tinha uma estrutura diferenciada que logo foi entendida por todos: contendo 3 estruturas brancas, onde as duas mais baixas eram para as duas backing vocals que os acompanhavam, a estrutura do meio tinha os teclados e guitarras do Vince Clarke, que tomava um lugar de destaque. logo abaixo, na frente dele, Andy Bell se posicionava com sua voz e todo seu carisma.

No Brasil pela terceira vez e tocando para uma plateia formada por quarentões e cinquentões, o vocalista de  54 anos, entregou um show com muita firmeza na voz, desde os tons mais graves aos mais agudos, Bell foi  acompanhado nessa apresentação de grandes mulheres nas vozes de apoio que deram um up e um plus na apresentação do Erasure. Dos grandes sucessos aos novos, o duo britânico encheu a casa em noite de pura nostalgia. O jogo de luzes, ora psicodélica , ora enérgica, conquistou a noite e o público que foi ao delírio  inúmeras vezes, parecia reviver o clima de discoteca dos anos 80 e 90, deixando a noite ainda mais mágica, um grande show que com toda certeza encabeçará a lista de melhores do ano.