"LIGA RETRÔ"
24/06/2017 - Audio Club - São Paulo - SP
Apresenta: "Paulo Ricardo", "George Israel", "Ritchie", "Virginie" e "Kiko Zambianchi"

Por Silmara Oliveira
(publicada em 26, jun, 2017 | 14h40)


Foi com casa cheia que o Audio Club, em São Paulo, recebeu a Liga Retrô, uma noite com alguns dos principais artistas da música pop da década de 1980 no Brasil: Kiko Zambianchi, Virginie (vocalista da banda Metrô), George Israel (saxofonista da banda Kid Abelha), Ritchie e Paulo Ricardo (do RPM). Eles se revezaram no palco e foram acompanhados pela banda coordenada por Luiz Carlini, famoso guitarrista/tecladista, que tocou em bandas como Tutti Frutti, Camisa de Vênus, e que continua participando de gravações de bandas variadas.

Cada um deles fez uma apresentação animada, relembrando os principais hits de suas bandas ou carreiras solos, com o público cantando junto as letras que marcaram suas vidas. Antes e depois dos shows, os DJs capricharam com muito som pop da década de 80, tanto nacional quanto internacional. O público não parou um minuto.


Antes da primeira apresentação, houve uma homenagem a Kid Vinil, grande nome da música nacional que faleceu há pouco tempo e que influenciou a carreira de muitos músicos e o gosto musical de muitas pessoas; querido por todos, essa grande perda não passou em branco nesta noite, com fotos do Kid no telão ao som de um de seus grandes sucessos “Eu sou boy” (à frente da banda Magazine).

Além do clipe de homenagem ao Kid, o telão teve uma grande participação durante os shows, mostrando vídeos resgatados diretamente da década de 80 de cada um dos artistas, fazendo uma espécie de paralelo entre o artista no palco e a imagem gigantesca ao fundo, aumentando ainda mais a sensação de nostalgia.

Kiko foi o primeiro a subir ao palco, e agitou a galera cantando seus sucessos, que incluíram Rolam as Pedras, Geração Coca-Cola (que ficou famosa com a banda Legião Urbana) e Primeiros Erros (Chove).


Na sequência, Virginie e sua doçura animaram todos com hits da banda Metrô: Beat Acelerado, Johnny Love, Sândalo de Dandi, Tudo Pode Mudar, Ti Ti Ti.

Depois, George Israel, da banda Kid Abelha, animou a galera com seu saxofone, relembrando hits como Pintura Íntima e Sonífera Ilha (cover da banda Titãs).

Ritchie foi o próximo a subir ao palco. Com seu charme e canções românticas, fez o público cantar junto em A Vida Tem Dessas Coisas, Voo de Coração, Pelo Interfone e Menina Veneno.

Por último, Paulo Ricardo relembrou o RPM com London London (do Caetano Veloso), Loiras Geladas e Olhar 43.

Para fechar, todos subiram ao palco para cantar juntos Satisfaction, da banda Rolling Stones.

Foi uma grande noite de nostalgia e celebração oitentista no inverno paulistano.