"THE SISTERS OF MERCY"
16/09/2016 - Tom Brasil - São Paulo - SP
Apresenta: "Summer 2016"

Por André Augusto Valente / Fotos: Teca Lamboglia (divulgação)
(publicada em 18, set, 2016 | 03h35)

Pela quinta vez ao Brasil em 36 anos de atividade, os ingleses do banda The Sisters of Mercy apresentaram o show mais completo de todas as turnês. O vocalista e fundador ideológico da banda, Andrew Eldritch segue com sua postura como vulto em palco; as poucas vezes de um breve clarão vindo de holofotes do fundo do palco, o cantor estava bem distante da beira do palco envolto de muita fumaça.

Antissocial e por muitas (todas) vezes indiferente com os fãs, Andrew dispara sucessos e smash hits diante de uma plateia soturna e bem antipática também. Bom, a ideia é esta e nada pode deixar o ambiente mais deprimido do que canções como "Marian", "Ribbons", "Summer" e "Flood II". Destaque para Andrew que falou uma frase em todo seu momento em palco para o público: "good evening" e olha lá, hein!

Mas a banda se entitula rockeira e as guitarras e riffs de "Vision Thing", "Temple of Love" e "Lucretia My Reflection" não deixam estas declarações mentirem. A agressividade da canção "More" veio logo de cara e não demorou muito para músicas da primeira fase da banda que incluía integrantes do grupo The Mission soltarem o canto tímido dos fãs: "Body Electric", "Crash And Burn" e "Alice".

Algumas canções que ganharam muito destaque em porões e cubículos darks nos anos 80 e 90 não ficaram de fora e até arrancaram certa dança dos fanáticos: "Dominion", "First And Last And Always" e "No Time to Cry". As mais melódicas e ignoradas pelos fãs mais vampíricos, "Detonation Boulevard" e "Something Fast" acalmaram os ânimos. Depois de 90 minutos de uma apresentação com muita fumaça e pouquíssima luz no palco, o hit "This Corrosion" de um clip emblemático (lembre daquela chuvinha, correntes e a musa Patricia Morrison desfilando desengonçadamente) fecha o show da mórbida banda The Sisters of Mercy. O set list é perfeito para fãs que realmente conhecem o trabalho da banda, tão perfeito que o única faixa que tocou nas rádios brasileiras enquanto a banda ainda lançava álbuns, ficou de fora: “Walk Away”. (detalhe que o público ainda não assistiu a performance desta faixa que nunca foi executada no Brasil)

Duas músicas que 'deram muita pista' para geração de góticos na época áurea do movimento na primeira metade dos anos 90 não foram executadas: “Heartland” (executada pela última vez em 1990) e “Gimme Shelter” (executada pela última vez em 1992). Fica para a próxima; sem pessismo!

*os registros fotográficos deste show ficaram comprometidos para tal publicação, o cenário esteve por 99% do tempo mais escuro que na época da apresentação no antigo Projeto SP.

SET LIST: 1. More / 2. Ribbons / 3. Doctor Jeep - Detonation Boulevard / 4. Amphetamine Logic / 5. Body Electric / 6. Alice / 7. Crash and Burn / 8. No Time to Cry / 9. Marian / 10. Arms / 11. Dominion - Mother Russia / 12. Summer / 13. Jihad / 14. Valentine / 15. Flood II. BIS 1: 16. Something Fast / 17. Lucretia My Reflection / 18. Vision Thing. BIS 2: 19. First and Last and Always / 20. Temple of Love / 21. This Corrosion.