"24ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO"
03/09/2016 - Pavilhão do Anhembi - São Paulo - SP
"Diversão, Cultura e Interatividade. Tudo Junto e Misturado"

Por Erika Alves de Almeida
(publicada em 10, set, 2016 | 16h17)


A Bienal é uma feira não só de livros, mas também de experiências e diversidade, aqui por mais que se ande, não vemos todos os estandes e titulos do lugar. Isso estimula as pessoas a se interessarem por assuntos e autores que ela não conheceria em outros lugares.

A chegada a feira é um pouco desanimadora, filas enormes para entrar, mais filas para comprar ingressos, ou ser credenciado. Acredito que uma melhor sinalização e separação iriam minimizar estes problemas. Como é fim de semana a bienal está lotada: são pais, avós, amigos e muita, mas muita criança mesmo!

Também pudera, já que os livros infantis dominam quase 50% da feira, estandes interativos como o da Disney onde você assiste o trailer do novo filme Moana, e as crianças se divertem interagindo com um pequeno parque tematico do filme, ou o enorme estande dedicado apenas a turma da monica, que possui desde uma projeção em tamanho real do Maurício de Souza, pode descobrir como é feito o processo de criação dos desenhos que irão para os quadrinhos, criar um personagem para o quadrinho e por fim deixar sua mensagem para o Maurício.

Para os adolescente a febre são os Youtubers, adolescentes que contam suas vidas por meio de vídeos e lançam livros sobre eles ou sobre o que gostam de fazer. A fila para pegar um autografo ou tirar foto com eles era enorme e, a cada aparição os gritos eram tantos que pareciam que todos da fila estavam em uma Montanha Russa no parque de diversões.

Já para os diversos jovens, adultos e acompanhantes havia massagem, promoções de livros com todas as faixas de preços, sebos e mini livros que ganharam o meu coração: eles cabem em mini estantes e possuem a história completa (de Alice no país das Maravilhas até dicionários) as letras são bem pequenas, mas é um belissimo mimo, além de você ter a opção de personalizar a capa deles.

Para os mais curiosos de plantão era obrigatória a visita na esposição sobre as invenções antigas criadas pelo Islam e que são usadas ate os dias de hoje, livros sobre o país e a cultura Islamica, além de sair de lá com pelo menos dois livros gratis! Um dos estandes mais fantásticos da bienal na minha opnião é o espaço Cordel e Repente: repleto de cultura nordestina, com literatura de cordel, Repente, Cirandas e ilustrações caracteristicas da região; o melhor este estande estava lotado de gente comprando, interagindo e descobrindo mais sobre a nossa cultura brasileira.

E se nessa caminhada bater uma fome, tem todo o tipo de comidas, bebidas e doces sendo oferecidos, além daquela loja americanas marota pra quem adora um salgadinho. Falando ainda em comida a Bienal oferecia o Cozinhando com Palavras, uma pequena arena com uma cozinha no centro, onde você vê a receita sendo feita pelos autores de livros, tira suas dúvidas, prova a receita no final e concorre a brindes. Eu me perdia muito facilmente na feira, mas foi porque não peguei o mapa do local, mas existiam eles grandes em alguns cantos da feira e eram oferecidos logo na entrada para os visitantes.

Consegui acompanhar um debate com Walcyr Carrasco, Edney Silvestre e Marisa Lajolo, onde foi discutido a necessidade de mais premios literarios para instigar tanto o leitor e os novos escritores, para continuar investindo no mundo da leitura, lendou ou escrevendo mais. O ponto alto da palestra é quando os ouvintes perguntam se essa nova onda de escritores youtuberes pode afetar negativamente os jovens, e os três convidados foram categóricos: O jovem e qualquer outra pessoa, não lê apenas um tipo de livro e todo meio de entrada de um leitor no mundo literário é valido.

Houve espaço também para diversas manifestações artisticas, aula show, contação de história e até cadastro de currículos na ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro) e apoio ao pequeno negócio com um material de apoio e planejamento do SEBRAE.

A Bienal é uma feira e tanto, vale a pena trazer a sua lista de desejos literários e compra-los por aqui, onde você de quebra pode tirar foto, pegar autografo ou ver uma palestra com seu autor favorito. Tudo isso regado a varias experiencias sensoriais e dinamicas ligadas a arte e conhecimento!