"BRASIL GAME SHOW"
01/09/2016 - São Paulo Expo - São Paulo - SP
"A Maior Feira de Games da América Latina"

Por Erika Alves de Almeida
(publicada em 9, set, 2016 | 00h15)


A Brasil Game Show é a maior feira de games da America Latina, que acontece até o dia 05 de setembro na São Paulo Expo. Fomos na sexta feira conferir de perto este evento gamer.

A feira é a maior da América Latina com razão, o bom espaço entre os estandes enormes, garante a fluidez de milhares de pessoas curiosas entre os maiores lançamentos do mercado, experiências com óculos de realidade virtual, fotos com os mais variados cosplays e até pra quem quer dançar junto com os jogadores de Just Dance.

O que mais chama a minha atenção é a grande quantidade de jogos indies brasileiros na feira, você pode jogar, tirar duvidas, dar palpites e até patrocinar algumas iniciativas, conseguindo assim ter um personagem exclusivo ou o nome constar nos agradecimentos do jogo.

Conversando com alguns dos criadores de jogos indie, vimos que a maioria escolhe a plataforma mobile por ter menos concorrência entre grandes empresas e por ser mais rápido de produzir. Também é recorrente as equipes terem entre 3 ou 4 pessoas chave e o resto da produção ser feita entre estagiários ou freelancers.

Entre os jogos que mais me chamaram a atenção nestes estandes são: o futebol de botão, o jogo dos irmãos Piologo, um controle que é colocado no cadarço do tênis permitindo que se controle o game com os pés e um simulador de pipas. Desses só consegui jogar o simulador de pipas (descobri que sou péssima com pipas virtuais) e o jogo dos irmãos Piologo que tem uma pegada de Metal Slug o que torna o jogo nostálgico, mas muito engraçado pra quem gosta e acompanha o Mundo Canibal.

Na feira ainda acontece exposições de games antigos, de bonecos de Star Wars, uma mini exposição de artigos do jogo Resident Evil (que completa vinte anos), além de existir uma área dedicada só a fliperamas: pinball, basquete, The King of Fighters, Street Fighter e o meu amado House of Death, onde joguei ate os meus braços cansarem.

É possível jogar todas as novidades do mercado de games, como Forza, Gears of Wars, Fifa entre outros. Mas não só de lançamentos é feita a feira. Os fãs de YouTubers enlouquecem com seus ídolos, pois podem tirar fotos e pegar autógrafos no estande do youtube.

Ainda sobre enlouquecer, diversas lojas de colecionáveis castigam os cartões de crédito dos visitantes mais compulsivos, você encontra tudo sobre a cultura Baker, nerd e geek, em canecas, bonecos jogos de tabuleiro e até moveis!

Marcando presença temos as escolas Saga e Super Geek que podem ser o pontapé inicial para todos aqueles que sonham em trabalhar no mundo dos games além da quantidade absurda de palestras no evento, você pode descobrir tudo sobre Last Guardian, ou conhecer como foi feito o game Watch Dogs, tudo o que você precisa para tanto é de planejamento.

Como existem muitas coisas acontecendo o tempo todo e milhares de pessoas, você já tem que ter em mente as experiências que quer participar, pois como pude conferir junto com alguns visitantes, você pode passar horas para curtir uma experiência de 15 minutos. Mas não desanimem, pois alguns estandes como o da TNT era possível concorrer para ganhar ingressos da feira para outros dias; e o que não falta por aqui são brindes, bonés, camisetas ingressos, e tantos mais, para todos aqueles que participavam de alguma atividade.

Contamos ainda com varias transmissões ao vivo dos mais variados veículos de comunicação. Também há uma especie de Big Brother rolando, onde o desafio são criar games em 48h, em uma redoma de vidro onde todos do evento podiam observar e apoiar os competidores.

Por fim, não observei nenhum jogo ou menção ao Guitar Hero, Rock Band ou Rock Smith. Apenas ouvi comentários que no estande do Xbox subiu um garoto e tocou uma musica de rock do Guitar Hero e nada mais. A feira possui um aplicativo para manter as pessoas informadas do que acontece la dentro, mas ate eu conseguir me cadastrar eu já estava dentro da feira, me esquecendo completamente do App.

A BGS é mais que uma feira de games, é onde as gerações se encontram, pessoas das mais variadas etnias conversam e acima de tudo sonhos começam ou sao realizados. Sugerimos que você coloque o seu tênis mais confortável convide seus melhores amigos e visite a feira mais de uma vez!